header simposio sul.png
25 e 26 de Outubro de 2022  .   Ponta Grossa - PR.  Brasil
 II Simpósio Sul-Brasileiro de Farmacognosia em Ponta Grossa!
     A Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFgnosia) juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa têm o prazer de convidá-lo a participar do II Simpósio Sul-Brasileiro de Farmacognosia, em
Ponta Grossa. 
NOTÍCIAS ATUALIZADAS:
  • Instagram simpósio
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • logo modificado2
Post do instagram Simpósio (2).png
42.png
Post do instagram Simpósio (4).png
43.png
ATÉ 25/09/2022

 

SUBMISSÃO DE RESUMOS ENCERRADO!!!

 

 PALESTRANTES   CONFIRMADOS! 

1.png
 Prof. Dr. José Angelo Silveira Zuanazzi - UFRGS (RS)
Graduado em Farmácia pela UFRGS (1981-1986). Mestrado em Ciências Farmacêuticas também nessa Universidade (1988-1990) e Doutorado cursado junto à Faculdade de Farmácia na Université Paris 5 René Descartes (1990-1994). Foi professor da primeira turma da Faculdade de Farmácia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996-1997), responsável pelas disciplinas de Farmacognosia e Farmacognosia Aplicada. Atualmente exerce o cargo de Professor Titular junto à Faculdade de Farmácia (UFRGS) sendo responsável pela disciplina de Análise Espectroscópica de Fármacos e colaborador na disciplina de Farmacognosia. Atua como docente e orientador junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (UFRGS) sendo responsável por três disciplinas: Métodos Cromatográficos Aplicados, Cromatografia Líquida Aplicada e Polifenóis. Foi diretor da Faculdade de Farmácia da UFRGS do período de 2011 a 2019.
*Texto retirado do Currículo Lattes
 
Simpósio de Gnosia (1).png
 Prof. Dr. Arquimedes Gasparotto Júnior - UFGD (MS)
Graduação em Farmácia (1991-1994), Mestrado em Ciências Farmacêuticas (2002-2003) pela UEM, Doutorado em Farmacologia pela UFPR (2008-2010) e Pós-Doutorado em Farmacologia Cardiorrenal pela UFSC (2011). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Ciências da Saúde e Vice-Reitor da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). É Coordenador do Laboratório de Farmacologia Cardiovascular da UFGD e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. É docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da UFPR, onde orienta alunos de Doutorado. É avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Basis) do Instituto Nacional de Estudos (SINAES/INEP/MEC). Possui vasta experiência com produtos naturais e fitoterápicos, tendo diversos pedidos de patente depositados, três livros publicados e mais de uma centena de artigos científicos publicados em toxicologia e etnofarmacologia cardiovascular.
*Texto retirado do Currículo Lattes
 
3.png

Profa. Dra. Maique Weber Biavatti – UFSC (SC)

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado em Química pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2001). Desde 2009 é professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e atualmente é superintendente de projetos na Pró-reitoria de Pesquisa da UFSC. Editora-chefe da Revista Brasileira de Farmacognosia (2017 - 2019), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia (2014-2016), bolsista produtividade do CNPq até 2022. Tem experiência na área de Farmacognosia, com ênfase em Estudo de Extratos e Substâncias de espécies da família Asteraceae, atuando principalmente nos temas: isolamento, caracterização e quantificação de substâncias naturais.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
Simpósio de Gnosia (7).png

Prof. Dr. João Carlos Palazzo de Mello – UEM (PR)

 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1983), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Ciências Naturais - Universität Münster (Westfälische-Wilhelms Universität) (1995). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Farmácia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É responsável pelo Laboratório de Biologia Farmacêutica, Palafito. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: taninos condensados (isolamento e identificação estrutural), atividade antimicrobiana, atividade antiviral, ação cicatrizante, atividade antioxidante de extratos, entre outras atividades farmacológicas (em parceria) e substâncias isoladas de diversas espécies da biodiversidade brasileira. Atualmente atua no Comitê Técnico Temático de Plantas Medicinais da Farmacopeia Brasileira (desde 2021). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da UEM. É Editor Chefe da Revista Brasileira de Plantas Medicinais/Brazilian Journal of Medicinal Plants.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
5.png

Esp. Ana Carla Koetz Prade – Prefeitura de São Bento do Sul (SC)

 

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Pós-graduação em Fitoterapia Cínica pela FGF (2017). Atualmente é farmacêutica de Praticas Integrativas da Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, coordenadora do Programa Farmácia Viva e Centro Municipal de Práticas Integrativas de São Bento do Sul. Pesquisadora do Observatório Catarinense de Praticas Integrativas - UDESC. Colaboradora do Projeto ArticulaFito/Fiocruz. Tem experiência em gestão de Práticas Integrativas, Ervanaria, Fitoterapia, Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Programas de Sustentabilidade Ambiental.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
6.png

Me. Romulo Marinho de Mello – Tuua Óleos Essenciais - Palmas (PR)

 

Formado em Farmácia pelo Instituto Federal do Paraná - Campus Palmas (2010). Especialista em Cosmetologia Aplicada à estética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2016). Mestre em Agronomia pela UTFPR – PR. Membro do quadro de diretores da ABRAROMA - Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia. Fundador da Tuua Óleos essenciais e responsável pelo controle de qualidade dos produtos da empresa. Tem experiência em destilação por arraste de vapor e extratos vegetais.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
Simpósio de Gnosia (3).png

Profa. Dra. Michele Debiasi Alberton – FURB (SC)

 

Possui mestrado em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutora em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professor titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau. Tem experiência na área de Produtos Naturais, com ênfase em Fitoquímica e avaliação de atividades biológicas. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Química da FURB, e atua no Programa de Pós-graduação em Biodiversidade como professora permanente.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
7.png

Profa. Dra. Ana Carolina Winkler Heemann – HEIDE - Extratos Vegetais - Curitiba (PR)

 

Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal do Paraná (1999), Pós Graduação em Marketing Empresarial (2000) e mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Paraná (2002). Doutora em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná (2018). É co-fundadora e responsável técnica da Heide Indústria e Comércio Ltda. que produz extratos vegetais para cosméticos e alimentos.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
Simpósio de Gnosia (9).png

Prof. Dr. Douglas Siqueira de Almeida Chaves - UFRRJ (RJ)

 

Professor Associado de farmacognosia do Departamento de Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduação em Farmácia pela Universidade Severino Sombra, mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006/2010). Experiência na área de Farmácia, com ênfase em Química de produtos naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: farmacognosia, fitoterápicos, métodos analíticos, química orgânica, química de produtos naturais, fitoquímica, desenvolvimento de produtos voltados para saúde animal e humana. Professor do Programa de Pós-graduação em Química (CAPES 5) e Pós-graduação Ciências veterinárias (CAPES 6) da UFRRJ. Atualmente coordenador regional sudeste da Sociedade Brasileira de Farmacognosia e bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde - COSA. Jovem cientista do Estado do Rio de Janeiro. Membro da Sociedade Americana de Farmacognosia, Membro da Sociedade Brasileira de Farmacognosia e Membro do Comitê de Plantas e ervas medicinais da Polônia (Polish Herbal Committee).

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
9.png

 Prof. Dr. Paulo Vitor Farago – UEPG (PR)

 

Possui graduação em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas e graduação em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Apresenta graduação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem mestrado em Ciências Biológicas e doutorado em Química pela Universidade Federal do Paraná. Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná, investigando a coencapsulação de fármacos em nanosistemas para o tratamento do adenocarcinoma de pulmão. É professor associado C do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UEPG, ministrando as disciplinas de Farmacologia, Farmacologia Clínica do Sistema Endócrino e Deontologia e Legislação Farmacêutica. Atua como pesquisador e orientador nos Programas de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Ciências da Saúde e Odontologia da mesma instituição. Atualmente é diretor de Pesquisa da UEPG. É Coordenador do Comitê Assessor da Área de Ciências da Saúde da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, mandato 2020-2024. Desde 2014, é bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq, nível 1D. Desde 2017, é editor-chefe do periódico Brazilian Archives of Biology and Technology. Tem experiência na área de desenvolvimento tecnológico de medicamentos alopáticos e fitoterápicos, materiais odontológicos e de biossegurança e produtos voltados à saúde humana, sobretudo aqueles micro/nanoestruturados. Desenvolve estudos voltados à transferência de tecnologia para empresas, extensão tecnológica e licenciamento de patentes depositadas junto ao INPI. Tem realizado trabalhos voltados ao setor produtivo, em parceria com as empresas Breyer e Cia. Ltda., Prati-Donaduzzi & Cia. Ltda. e Forward Química do Brasil.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
8.png

Profa. Dra. Tania Mari Bellé Bresolin – UNIVALI (SC)

 

Farmacêutica industrial (UFPR - 1990), concluiu o doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná em 1998, com bolsa sanduíche no "Centre de Recherche sur les Macromolécules Végétales - CERMAV, em Grenoble (França). Foi Professora do Departamento de Farmácia da UFPR, de 1994-2000. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) de 2003-2015. Atualmente é professora do Curso de Farmácia, Biomedicina e Medicina e docente do PPGCF da UNIVALI. Colabora com o projeto de revisão das monografias da Farmacopéia Brasileira, foi avaliadora do INEP para reconhecimento de cursos de graduação. Atua na área de Farmácia, com ênfase na Análise e Controle de Fármacos e Medicamentos, CLAE e Validação Analítica, parceria Universidade-Empresa no desenvolvimento de fitoterápicos e fitocosméticos.

*Texto retirado do Currículo Lattes
 
10.png

Profa. Me. Celia Regina Dias Von Linsingen – Consultora de Marketing e Inovação - Curitiba (PR)

 

Possui graduação em Farmácia Bioquímica e Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1993). Especialista em Administração com área de concentração em Marketing pela UNIFAE - Centro Universitário Franciscano do Paraná (2008), MBA Internacional em Gestão Estratégica da Inovação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná parceria com UTC (Université Technologie Compiègne (2013) e Mestre em Administração, Comportamento do Consumidor, PUCPR (2016). Atualmente, MBA em varejo e Mercado de Consumo, USP-ESALQ (2017-). Executiva de Marketing com vinte anos de experiência na indústria de bens de consumo. Desenvolveu, lançou e gerenciou mais de 50 produtos comercializados em todo o território nacional. Em 2009, ganhou o Prêmio de Profissional de Marketing do Paraná e em 2012, ficou na lista dos 50 profissionais mais inovadores do mundo digital brasileiro. Consultora de Marketing e Inovação e professora de Marketing em cursos pós graduação.

*Texto retirado do Currículo Lattes